quinta-feira, 7 de junho de 2007

A importância da semiose na vida humana

A importância da semiose na vida humana

por Robson Melo

O processo do uso de uma coisa para representar outra, esteve sempre presente na vida humana desde os primórdios de sua existência. Apesar de não ser percebida e estudada nessa época, membros de civilizações antigas, a partir da necessidade de comunicação, usavam os mais diversos meios para transmitir mensagens e interagirem entre si, valendo-se do que denomina-se atualmente de Semiose.

Os signos e símbolos estão freqüentemente presentes na vida das pessoas, nas coisas ou situações mais simples do cotidiano e exercemos o processo da semiose sem termos ciência (ou até conhecimento) de que o fazemos.
Um exemplo simples para nós, paraenses, pode ser encontrado na bandeira vermelha que é posta nos locais de venda de açaí. Se a bandeira está exposta, logo o freguês conclui que tem açaí e vai lá comprar o produto. Nesse caso, a bandeira é um signo, pois convencionou-se que seria o sinal de que há açaí na venda e eis aí o processo de semiose – que para Peirce “se refere a qualquer tipo de ação do signo” – já que esta ação de expor a bandeira vermelha foi criada com o objetivo de comunicar.
A palavra, bem como a bandeira vermelha, também é arbitrária, sendo um signo convencional, sem qualquer relação de semelhança com o seu significado.
Inúmeros podem ser os exemplos de semiose no nosso cotidiano: o cartão vermelho no ato de expulsão em um jogo esportivo, roupa preta em sinal de luto, gesto com o polegar para diser que está tudo bem, placas de trânsito orientando os motoristas, etc. Todos sendo uma coisa usada em lugar de outra para comunicar, cabendo todos esses exemplos ao campo da Semiótica, que “é a ciência dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura”. (NÖTH, 1995).

robsonh_melo@yahoo.com.br

Um comentário:

Jane Miron disse...

Olá Prof°Robson,
sou estudante de artes e seu texto sobre semiótica me ajudou à compreender melhor sobre os signos.De forma clara e direta sua explicação é excelente. Muito obrigada.Jane.